Você sabe a diferença entre psicoterapia e o coaching?

O Coaching tem crescido muito nos últimos anos no Brasil e com isso surgiram muitas dúvidas entre o que é coaching e qual a diferença entre coaching e psicoterapia. Os pacientes chegam ao consultório confusos entre um tratamento e outro.

Logo de início é importante esclarecer que coaching não é terapia e tampouco algum tipo de tratamento. Coaching é um processo de mudança de comportamento e/ou mentalidade, que faz com que a pessoa alcance suas metas e objetivos através de pequenas ações, modificando sua visão, suas crenças e seus valores, lançando um olhar para o futuro diferenciado em vários aspectos da sua vida.

Já a psicoterapia é um tipo de tratamento, cujo objetivo é resolver os problemas e conflitos do passado que afetam o seu presente.

Se colocarmos os dois termos em uma linha do tempo representada através de passado, presente e futuro, podemos afirmar que a psicoterapia trabalha o passado para o presente e o coaching do presente para o futuro.

O grande diferencial, e certamente o mais importante, é que a psicoterapia só pode ser realizada por um Psicólogo capacitado e com o CRP* ativo. O Coaching pode ser aplicado por qualquer profissional que tenha estudado numa escola que forneça uma certificação em coaching. Vou dedicar um artigo somente para explicar o que é coaching, como surgiu e quais os benefícios de fazer, mas isto é assunto para um próximo texto.

Um coach sem formação na área psicológica não tem a capacitação necessária para trabalhar o passado do seu coachee.

O profissional que aplica as técnicas de coaching é chamado Coach e a pessoa que recebe as técnicas é chamada de Coachee.

Para esclarecer um pouco mais as diferenças entre esses dois processos de psicoterapia e coaching, segue algumas preguntas:

1) Qual o objetivo e o foco da psicoterapia e do coaching?
Psicoterapia: Fazer o paciente elaborar o passado, trazendo-o para o presente. Trabalha as emoções, reduzindo o sofrimento psíquico, minimizando traumas e dores emocionais para que se tenha uma melhor qualidade de vida. Seu foco está no passado e presente.
Coaching: Um processo de modificação de mindset para que junto com o coachee o coach possa provocar ações com metas definidas para que o objetivo seja alcançado. Seu foco está no presente e futuro.

2) Qual o tempo de duração de uma psicoterapia e de um coaching.
Na psicoterapia o tempo é indeterminado, não tem como prever quando um paciente terá “alta” de uma dor emocional. É um processo geralmente longo, que gera ótimos resultado quando bem trabalhado.
O coaching geralmente dura em torno de 3 meses com ciclos que variam de 10 a 12 sessões. Em cada sessão são trabalhadas pequenas metas para que o coachee alcance o objetivo principal daquele processo, determinado no início do ciclo.

3) Qual a forma de atendimento de cada modalidade?
Na psicoterapia o atendimento é geralmente presencial, uma vez por semana, com duração de até 50 minutos. Existe também uma a opção de uma orientação psicológica online, com duração máxima de 20 sessões, cujo objetivo é tratar questões psicológicas mais focais.
No Coaching os atendimentos podem ser presenciais ou online com duração de 60 a 120 minutos.

4) Quais são os resultados de cada processo?
Na psicoterapia o resultado é fazer com que o paciente retome a sua qualidade de vida, com a diminuição do seu sofrimento psíquico.
No coaching o resultado é fazer com que o coachee desenvolva seu autoconhecimento, habilidades e conquistas profissionais e pessoais para chegar ao seu estado desejado em um curto espaço de tempo.
E para finalizar, vale ressaltar que a psicoterapia e o coaching podem ser trabalhados em conjunto, um complementando o outro, passando pelos dois processos. Pode iniciar com o coaching e evoluir para uma psicoterapia, ou o inverso. Tudo dependerá do objetivo proposto para ser alcançado.

*CRP – Conselho Regional de Psicologia, para pesquisar se o profissional está ativo, acesse http://187.93.113.74:8080/siscafweb/carregaConselho.do?tipoAcesso=4&s=1&tipoConsulta=pf&controle=0&sigla=crpsp&ini=1&cache=1472074312838

Um grande abraço.

Fabiana Miluzzi
CRP 06/109520
Psicóloga e Coaching Life
www.fabianacmiluzzi.psc.br
https://www.facebook.com/PsicocoachFabianaMiluzzi/
whatsapp (11) 96695-6606

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *